20 de julho de 2013

Planejando sua Startup recém-nascida

Planejar o seu crescimento quando você acaba de começar sua primeira empresa é bastante parecido com abrir uma poupança para o seu filho recém-nascido. Parece prematuro, mas é uma necessidade inescapável.
Em 2002, a Netshoes abriu sua primeira loja virtual. Onze anos depois, a lojinha, que vendia calçados, transformou-se na maior operação online de material esportivo do Brasil. E tem crescido a uma incrível taxa de 100% ao ano.
Foi uma corrida expressiva, especialmente ao considerarmos que a maioria das startups morrem logo em seus primeiros anos de operações. Em retrospecto, o segredo da Netshoes foi um planejamento inicial com perspectivas de crescimento. Em outras palavras, a empresa não faliu porque o negócio sempre foi conduzido com um olho no futuro e a percepção de que clientes de hoje nem sempre significam clientes de amanhã.

Diga sim ao sucesso. Em várias companhias mais antigas, a burocracia dita que se uma proposta de negócio não tem garantia de sucesso dentro de uma projeção de 5 anos, deveria ser posta de lado até que tenha. Este tipo de pensamento e contraproducente para o empreendedor. Seu negócio precisa crescer e precisa crescer rápido.
Para evitar este erro grosseiro, concentre-se em remover obstáculos ao invés de erguê-los. Ao invés de dizer “Meu receio é...”, comece a dizer “O que precisamos fazer para isso acontecer é...”. A pior coisa que um empreendedor pode fazer é parar alguém de fazer algo dizendo “Não, ponto”. Mas se tiver mesmo que dizer, ajude a encontrar uma solução alternativa.

Não deixar de contar os custos das oportunidades. Mais que impostos, aluguel ou INSS, são os projetos que não foram lançados e as decisão que não foram tomadas que ameaçam a estabilidade da sua empresa. A noção desses custos tem um papel crucial garantindo que recursos escassos como tempo e dinheiro estão sendo usados eficientemente.
Portanto, você sempre irá querer considerar outras maneiras de ganhar novos segmentos de mercado ou construir sua empresa. Pergunte a si mesmo: O que deveríamos estar fazendo? Então, deixe que isso guie o futuro crescimento da sua empresa.

Identifique e cultive sua base de clientes. Cultivar o seu negócio é essencial para o sucesso a longo prazo. Frequentemente, empreendedores falham por não identificar propriamente sua audiência. Se você não souber quem são seus clientes, você vai sofrer querendo alcançá-los.
Para conhecer melhor seus clientes, tente este exercício: Faça uma lista de cada um de seus produtos/serviços e identifique os benefícios de cada um. Quando fizer isso, pergunte-se: “Quem ganharia com esses benefícios?”. Eis o seu mercado.

Analise seus acertos e falhas. Pense no erro – um acordo perdido, uma carga perdida, uma má contratação – como uma oportunidade de começar de novo, mas, desta vez, mais sabiamente. Perder uma oportunidade para medir um erro definitivamente vai te custar alguns passos para trás. Existe muito para se aprender com as nossas falhas e os acertos virão examinando o porque de algo não ter funcionado como deveria.a
Agora, é verdade que a maioria das pessoas conhece essa sabedoria popular. Mas muitos jovens empreendedores examinam suas falhas de maneira errada. Examinar um erro não é encontrar a culpa e o culpado. Lembre-se de que o exercício é ver onde a curva foi feita de maneira errada e arrumar.


Que outras táticas de crescimento você sugeriria a novas startups? Deixe sua resposta nos comentários!


15 de julho de 2013

Conheça o "Aerogel", o polímero resistente ao calor, leve como o ar e que aguenta 4000 vezes seu próprio peso!

O aerogel é o melhor isolante térmico do mundo. Além disso, o material pode ser usado tanto por jogadores de tênis quanto por astronautas.
O aerogel foi descoberto por brincadeira entre dois cientistas: o engenheiro químico Steven Kistler apostou com um colega que conseguiria substituir a água existente em uma “gelatina” por um gás, sem diminuir o volume e a partir daí, ele produziu o aerogel.
E essa “brincadeira” ficou conhecida como um dos materiais mais leves e menos densas de mundo todo, afinal, 99,8% dele é composto de espaços que aparentam estarem vazios, só que estão repletos de ar.

Este vídeo pode demonstrar claramente algumas das impressionantes características deste polímero:

O aerogel possui uma estrutura muito forte, podendo aguentar até 4 mil vezes o seu próprio peso. Ele pode absorver água e outros líquidos em velocidade e quantidade espantosas.  Quem trabalha com a manipulação desse material por períodos prolongados de tempo deve, inclusive, usar luvas, caso contrário,  alguns pontos da pele acabam secos e quebradiços.

2 gramas de aerogel são capazes de aguentar 2,5 Quilos.

O aerogel impede que a flor seja queimada pela chama.

Graças à sua composição, o aerogel praticamente anula os três métodos de condução de calor: condução (via sólidos), convecção (via fluídos) e radiação (por luz, por exemplo). Essa é uma das características mais importantes do material, que chega a ser 39 vezes mais isolante do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente.


Fonte: Engenhariae.com.br


12 de julho de 2013

Conheça o saneamento ecológico

Os sistemas convencionais de tratamento de esgotos provocam impactos ao meio ambiente e à saúde das populações, através do lançamento de esgotos parcialmente tratados em corpos de água.Os conceitos e técnicas apresentados pelo Saneamento Ecológico representam uma nova abordagem a essa problemática, apresentando soluções ecoeficientes para tratamento e reuso domiciliar dos efluentes.
O Saneamento Ecológico tem como enfoque principal o aumento da disponibilidade hídrica pela economia de água, a proteção dos recursos hídricos pelo não lançamento de esgoto nos cursos de água, possibilitando a reutilização racional de todos os nutrientes presentes nas excretas. Também representa uma das soluções para a queda nas emissões de carbono, além de estar diretamente ligado a três dos oito objetivos de desenvolvimento incluídos nas Metas do Milênio das Nações Unidas, a serem cumpridos até 2015, que são: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a mortalidade infantil e garantir a sustentabilidade ambiental.

Pode-se dizer então que saneamento ecológico busca melhorar as formas em que a natureza absorve os nossos dejetos biológicos, transformando-os em algo que possa ser reaproveitado por ela.






9 de julho de 2013

Você já ouviu falar em Wood Frame?

A construção civil é, em termos ambientais, um grande vilão ao planeta. Analisando dados das Nações Unidas, a construção consome cerca de 40% de toda energia, extrai 30% dos materiais do meio natural, gera 25% dos resíduos sólidos, consome 25% da água, ocupa 12% das terras, além de ser responsável por 1/3 do total de emissões de gases de efeito estufa. Diante disso, sugiram empresas como a Tecverde que adotam o método de construção sustentável muito conhecido em países desenvolvidos, o Wood Frame.

O sistema consiste em painéis modulares com paredes, janelas, portas e  passagens para rede elétrica e hidráulica constituídos por diversas camadas de material que proporcionam resistência, isolamento térmico e acústico, impermeabilização e proteção ao fogo, pois é constituído principalmente por madeira.

Dentre as vantagens do Wood Frame destacam-se a velocidade com que as obras são executadas (em torno de seis vezes mais rápidas que as construções convencionais), a baixa taxa de emissão de gás carbônico, a redução desperdícios e de resíduos sólidos de demolição.

A empresa Tecverde, em destaque das demais, criou a Rede iVerde que hoje faz parceria com governo de alguns estados para auxiliar na produção de casas populares. A rede ajuda na fabricação, gestão de qualidade e técnico-operacional. O modelo já foi usado com sucesso no Rio Grande do Sul e agora está sendo usado no Paraná. Confira o vídeo institucional logo abaixo.




4 de julho de 2013

Boas Razões para inovar, sempre!

A inovação se torna o grande diferencial no mercado competitivo e ávido por produtos novos e de qualidade. 

Por que falamos tanto que a inovação é importante para os negócios? Por que tantos agentes e tantas instituições tentam disseminar o conceito da inovação nas empresas? Porque tantos incentivos e linhas de suporte estão sendo oferecidas para as empresas de todos os portes e segmentos visando o compartilhamento do risco da inovação.  
Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje, mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis (internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho. As pessoas se comunicam intensamente por redes sociais, compartilhando lançamentos, oportunidades e reclamações. 
E de que forma a tão aclamada inovação pode ajudar as empresas a desafiar este mercado dinâmico e competitivo, ávido por estas novidades, por produtos com mais funcionalidades, baratos e com muita qualidade? O que é na verdade a tal gestão da inovação nas empresas e qual é o segredo para fazer frente a tudo isto que falamos acima?
A inovação é um conjunto de procedimentos e metodologias nas empresas, abrangentes e contínuos (muito importante: não basta acontecer uma só vez e só em um departamento!), e que, embora particulares para cada organização, permitem que estas possam direcionar com muita precisão seus escassos recursos. Se você tiver um bom sistema de inovação na empresa, passará a saber:

1)   qual é o mercado e quais clientes quer atingir;
2)   com que produtos e serviços quer e pode fazer isto;
3) quais novos produtos e serviços podem aparecer nos próximos anos e;
4)  a quais mudanças de mercado estaremos sujeitos e que podem colocar em risco o nosso negócio.

Para surpreender seus clientes e concorrentes com produtos infalíveis e confiáveis, além da novidade em si, um bom sistema de inovação levará a que você esteja aberto a todas as ideias e oportunidades criadas por seus colaboradores e pelas áreas internas responsáveis por criar, mas também deverá estar pronto a fazer parcerias com outros importantes atores externos: universidades, fornecedores, clientes, investidores de risco e a própria comunidade.
Interessado? Se a resposta é sim, já temos um bom começo para estruturar sua empresa em rumo ao sucesso, e não estamos nos limitando aqui a empresas novas ou com tecnologia de última geração; isto vale para todas, das tradicionais, em setores mais consolidados, até as mais recentes e em áreas consideradas modernas. 


Fonte: Endeavor