O aerogel é o melhor isolante térmico do mundo. Além disso, o material pode ser usado tanto por jogadores de tênis quanto por astronautas.
O aerogel foi descoberto por brincadeira entre dois cientistas: o engenheiro químico Steven Kistler apostou com um colega que conseguiria substituir a água existente em uma “gelatina” por um gás, sem diminuir o volume e a partir daí, ele produziu o aerogel.
E essa “brincadeira” ficou conhecida como um dos materiais mais leves e menos densas de mundo todo, afinal, 99,8% dele é composto de espaços que aparentam estarem vazios, só que estão repletos de ar.
Este vídeo pode demonstrar claramente algumas das impressionantes características deste polímero:
Este vídeo pode demonstrar claramente algumas das impressionantes características deste polímero:
O aerogel possui uma estrutura muito forte, podendo aguentar até 4 mil vezes o seu próprio peso. Ele pode absorver água e outros líquidos em velocidade e quantidade espantosas. Quem trabalha com a manipulação desse material por períodos prolongados de tempo deve, inclusive, usar luvas, caso contrário, alguns pontos da pele acabam secos e quebradiços.
2 gramas de aerogel são capazes de aguentar 2,5 Quilos.
O aerogel impede que a flor seja queimada pela chama.
Graças à sua composição, o aerogel praticamente anula os três métodos de condução de calor: condução (via sólidos), convecção (via fluídos) e radiação (por luz, por exemplo). Essa é uma das características mais importantes do material, que chega a ser 39 vezes mais isolante do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente.
Fonte: Engenhariae.com.br