A inovação se torna o grande diferencial no mercado
competitivo e ávido por produtos novos e de qualidade.
Por que falamos tanto que a inovação é importante para os
negócios? Por que tantos agentes e tantas instituições tentam disseminar o
conceito da inovação nas empresas? Porque tantos incentivos e linhas de suporte
estão sendo oferecidas para as empresas de todos os portes e segmentos visando
o compartilhamento do risco da inovação.
Muito simples: as pessoas querem ser diferentes e, por isso,
querem comprar produtos e vestimentas que as diferenciem de seus pares, ou que
tornem suas vidas mais eficientes; as empresas precisam oferecer produtos e
serviços mais baratos para que os consumidores comprem as suas soluções e não a
dos concorrentes; as organizações necessitam de novos processos otimizados para
poder entregar itens melhores, com maior qualidade e com maior rapidez. Hoje,
mais do que nunca, com os acessos e recursos digitais que temos disponíveis
(internet e dispositivos inteligentes), pesquisas e comparações podem ser
feitas em minutos sem sequer sair de casa, do carro ou do local de trabalho. As
pessoas se comunicam intensamente por redes sociais, compartilhando
lançamentos, oportunidades e reclamações.
E de que forma a tão aclamada inovação pode ajudar as
empresas a desafiar este mercado dinâmico e competitivo, ávido por estas
novidades, por produtos com mais funcionalidades, baratos e com muita
qualidade? O que é na verdade a tal gestão da inovação nas empresas e qual é o
segredo para fazer frente a tudo isto que falamos acima?
A inovação é um conjunto de procedimentos e metodologias nas
empresas, abrangentes e contínuos (muito importante: não basta acontecer uma só
vez e só em um departamento!), e que, embora particulares para cada
organização, permitem que estas possam direcionar com muita precisão seus
escassos recursos. Se você tiver um bom sistema de inovação na empresa, passará
a saber:
1) qual é o mercado e quais clientes quer
atingir;
2) com que produtos e serviços quer e pode
fazer isto;
3) quais novos produtos e serviços podem aparecer nos
próximos anos e;
4) a quais mudanças de mercado estaremos sujeitos e
que podem colocar em risco o nosso negócio.
Para surpreender seus clientes e concorrentes com produtos
infalíveis e confiáveis, além da novidade em si, um bom sistema de inovação
levará a que você esteja aberto a todas as ideias e oportunidades criadas por
seus colaboradores e pelas áreas internas responsáveis por criar, mas também
deverá estar pronto a fazer parcerias com outros importantes atores externos:
universidades, fornecedores, clientes, investidores de risco e a própria
comunidade.
Interessado? Se a resposta é sim, já temos um bom começo
para estruturar sua empresa em rumo ao sucesso, e não estamos nos limitando
aqui a empresas novas ou com tecnologia de última geração; isto vale para
todas, das tradicionais, em setores mais consolidados, até as mais recentes e
em áreas consideradas modernas.
Fonte: Endeavor