Planejar o seu crescimento quando
você acaba de começar sua primeira empresa é bastante parecido com abrir uma
poupança para o seu filho recém-nascido. Parece prematuro, mas é uma
necessidade inescapável.
Em 2002, a Netshoes abriu sua
primeira loja virtual. Onze anos depois, a lojinha, que vendia calçados,
transformou-se na maior operação online de material esportivo do Brasil. E tem
crescido a uma incrível taxa de 100% ao ano.
Foi uma corrida expressiva,
especialmente ao considerarmos que a maioria das startups morrem logo em seus
primeiros anos de operações. Em retrospecto, o segredo da Netshoes foi um
planejamento inicial com perspectivas de crescimento. Em outras palavras, a
empresa não faliu porque o negócio sempre foi conduzido com um olho no futuro e
a percepção de que clientes de hoje nem sempre significam clientes de amanhã.
Diga sim ao sucesso. Em várias
companhias mais antigas, a burocracia dita que se uma proposta de negócio não
tem garantia de sucesso dentro de uma projeção de 5 anos, deveria ser posta de
lado até que tenha. Este tipo de pensamento e contraproducente para o
empreendedor. Seu negócio precisa crescer e precisa crescer rápido.
Para evitar este erro grosseiro,
concentre-se em remover obstáculos ao invés de erguê-los. Ao invés de dizer “Meu
receio é...”, comece a dizer “O que precisamos fazer para isso acontecer é...”.
A pior coisa que um empreendedor pode fazer é parar alguém de fazer algo
dizendo “Não, ponto”. Mas se tiver mesmo que dizer, ajude a encontrar uma
solução alternativa.
Não deixar de contar os custos
das oportunidades. Mais que impostos, aluguel ou INSS, são os projetos que não
foram lançados e as decisão que não foram tomadas que ameaçam a estabilidade da
sua empresa. A noção desses custos tem um papel crucial garantindo que recursos
escassos como tempo e dinheiro estão sendo usados eficientemente.
Portanto, você sempre irá querer
considerar outras maneiras de ganhar novos segmentos de mercado ou construir
sua empresa. Pergunte a si mesmo: O que deveríamos estar fazendo? Então, deixe
que isso guie o futuro crescimento da sua empresa.
Identifique e cultive sua base de
clientes. Cultivar o seu negócio é essencial para o sucesso a longo prazo.
Frequentemente, empreendedores falham por não identificar propriamente sua audiência.
Se você não souber quem são seus clientes, você vai sofrer querendo
alcançá-los.
Para conhecer melhor seus
clientes, tente este exercício: Faça uma lista de cada um de seus
produtos/serviços e identifique os benefícios de cada um. Quando fizer isso,
pergunte-se: “Quem ganharia com esses benefícios?”. Eis o seu mercado.
Analise seus acertos e falhas.
Pense no erro – um acordo perdido, uma carga perdida, uma má contratação – como
uma oportunidade de começar de novo, mas, desta vez, mais sabiamente. Perder
uma oportunidade para medir um erro definitivamente vai te custar alguns passos
para trás. Existe muito para se aprender com as nossas falhas e os acertos
virão examinando o porque de algo não ter funcionado como deveria.a
Agora, é verdade que a maioria
das pessoas conhece essa sabedoria popular. Mas muitos jovens empreendedores
examinam suas falhas de maneira errada. Examinar um erro não é encontrar a
culpa e o culpado. Lembre-se de que o exercício é ver onde a curva foi feita de
maneira errada e arrumar.
Que outras táticas de crescimento
você sugeriria a novas startups? Deixe sua resposta nos comentários!