20 de julho de 2013

Planejando sua Startup recém-nascida

Planejar o seu crescimento quando você acaba de começar sua primeira empresa é bastante parecido com abrir uma poupança para o seu filho recém-nascido. Parece prematuro, mas é uma necessidade inescapável.
Em 2002, a Netshoes abriu sua primeira loja virtual. Onze anos depois, a lojinha, que vendia calçados, transformou-se na maior operação online de material esportivo do Brasil. E tem crescido a uma incrível taxa de 100% ao ano.
Foi uma corrida expressiva, especialmente ao considerarmos que a maioria das startups morrem logo em seus primeiros anos de operações. Em retrospecto, o segredo da Netshoes foi um planejamento inicial com perspectivas de crescimento. Em outras palavras, a empresa não faliu porque o negócio sempre foi conduzido com um olho no futuro e a percepção de que clientes de hoje nem sempre significam clientes de amanhã.

Diga sim ao sucesso. Em várias companhias mais antigas, a burocracia dita que se uma proposta de negócio não tem garantia de sucesso dentro de uma projeção de 5 anos, deveria ser posta de lado até que tenha. Este tipo de pensamento e contraproducente para o empreendedor. Seu negócio precisa crescer e precisa crescer rápido.
Para evitar este erro grosseiro, concentre-se em remover obstáculos ao invés de erguê-los. Ao invés de dizer “Meu receio é...”, comece a dizer “O que precisamos fazer para isso acontecer é...”. A pior coisa que um empreendedor pode fazer é parar alguém de fazer algo dizendo “Não, ponto”. Mas se tiver mesmo que dizer, ajude a encontrar uma solução alternativa.

Não deixar de contar os custos das oportunidades. Mais que impostos, aluguel ou INSS, são os projetos que não foram lançados e as decisão que não foram tomadas que ameaçam a estabilidade da sua empresa. A noção desses custos tem um papel crucial garantindo que recursos escassos como tempo e dinheiro estão sendo usados eficientemente.
Portanto, você sempre irá querer considerar outras maneiras de ganhar novos segmentos de mercado ou construir sua empresa. Pergunte a si mesmo: O que deveríamos estar fazendo? Então, deixe que isso guie o futuro crescimento da sua empresa.

Identifique e cultive sua base de clientes. Cultivar o seu negócio é essencial para o sucesso a longo prazo. Frequentemente, empreendedores falham por não identificar propriamente sua audiência. Se você não souber quem são seus clientes, você vai sofrer querendo alcançá-los.
Para conhecer melhor seus clientes, tente este exercício: Faça uma lista de cada um de seus produtos/serviços e identifique os benefícios de cada um. Quando fizer isso, pergunte-se: “Quem ganharia com esses benefícios?”. Eis o seu mercado.

Analise seus acertos e falhas. Pense no erro – um acordo perdido, uma carga perdida, uma má contratação – como uma oportunidade de começar de novo, mas, desta vez, mais sabiamente. Perder uma oportunidade para medir um erro definitivamente vai te custar alguns passos para trás. Existe muito para se aprender com as nossas falhas e os acertos virão examinando o porque de algo não ter funcionado como deveria.a
Agora, é verdade que a maioria das pessoas conhece essa sabedoria popular. Mas muitos jovens empreendedores examinam suas falhas de maneira errada. Examinar um erro não é encontrar a culpa e o culpado. Lembre-se de que o exercício é ver onde a curva foi feita de maneira errada e arrumar.


Que outras táticas de crescimento você sugeriria a novas startups? Deixe sua resposta nos comentários!


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