12 de julho de 2013

Conheça o saneamento ecológico

Os sistemas convencionais de tratamento de esgotos provocam impactos ao meio ambiente e à saúde das populações, através do lançamento de esgotos parcialmente tratados em corpos de água.Os conceitos e técnicas apresentados pelo Saneamento Ecológico representam uma nova abordagem a essa problemática, apresentando soluções ecoeficientes para tratamento e reuso domiciliar dos efluentes.
O Saneamento Ecológico tem como enfoque principal o aumento da disponibilidade hídrica pela economia de água, a proteção dos recursos hídricos pelo não lançamento de esgoto nos cursos de água, possibilitando a reutilização racional de todos os nutrientes presentes nas excretas. Também representa uma das soluções para a queda nas emissões de carbono, além de estar diretamente ligado a três dos oito objetivos de desenvolvimento incluídos nas Metas do Milênio das Nações Unidas, a serem cumpridos até 2015, que são: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a mortalidade infantil e garantir a sustentabilidade ambiental.

Pode-se dizer então que saneamento ecológico busca melhorar as formas em que a natureza absorve os nossos dejetos biológicos, transformando-os em algo que possa ser reaproveitado por ela.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...