23 de setembro de 2013

Startup = Crescimento

Uma startup é uma empresa feita para crescer rápido. Ser fundada recentemente, por si só, não torna uma empresa uma startup. Nem é necessário que a startup trabalhe com tecnologia, ou receba investimentos, ou tenha algum tipo de saída de mercado. O único pré-requisito é crescimento. Todo o resto que associamos às startups surge a partir do crescimento.
Se você quer começar uma, é importante que entenda isso. Startups são muito difíceis de serem administradas e você não pode simplesmente colocá-la de lado e esperar que faça sucesso. Você tem que ter em mente que deve procurar crescimento. A boa notícia é que, se houver crescimento, tudo tende a se encaixar. Isso significa que você pode e deve usá-lo como guia para tomar quase todas as decisões que você enfrentar.


Vamos começar com uma distinção que parece bastante óbvia, mas que às vezes é deixada de lado: nem toda empresa fundada recentemente é uma startup. Provavelmente, milhões de empresas são fundadas todo ano no Brasil, mas somente uma minúscula porção delas são startups. A maioria são prestadoras de serviços – restaurantes, salões de cabelereiro, oficinas de carro e por aí vai... Essas não são startups, exceto em alguns raros casos. Um salão de cabelereiro não é feito para crescer rapidamente. Enquanto que uma nova ferramenta de busca, por exemplo, é.
Essa diferença explicita o fato de existir uma palavra distinta, “startup”, para empresas designadas à cresceram rapidamente. Se todas as empresas fossem essencialmente similares, mas com alguma sorte ou esforços de seus fundadores acabassem crescendo de maneira rápida, não precisaríamos de uma palavra nova. Nós poderíamos apenas falar sobre empresas bem-sucedidas e as de menor impacto. Mas, na realidade, startups possuem um DNA diferente de outros negócios. A Google não era apenas um salão de cabelereiros cujos fundadores foram extremamente sortudos ou muito esforçados. A Google era diferente desde o princípio.
Para crescer rapidamente, você deve fazer algo que possa ser vendido para um grande mercado. Esta é a diferença entre a Google e um salão de cabelereiros. Um salão, salvo raras ocasiões, não é escalável.
Quão rápido uma empresa precisa crescer para ser considerada uma startup? Não há uma resposta precisa para esta pergunta. Começar uma startup é, primeiro de tudo, uma declaração da ambição de seus fundadores. Você está se comprometendo à não somente fundar uma empresa, mas, também começar uma que cresça rapidamente e procurando por uma das raras ideias da área do seu negócio. Mas, de início, você não tem nada além de comprometimento mesmo. Portanto, para os fundadores, essa é uma pergunta mais teórica que equivale a perguntar se eles estão no caminho certo.

O crescimento de uma startup normalmente possui 3 fases:

1. Há um período inicial de um crescimento devagar ou nenhum crescimento enquanto a startup ainda tenta entender melhor o que realmente estão fazendo;
2. Conforme ela descobre como vender seu produto e alcançar seus clientes da melhor maneira, existe um período de rápido crescimento"
3. Eventualmente, uma startup bem sucedida irá crescer e se tornar uma grande empresa. O crescimento irá diminuir, parte devido aos seus limites internos e parte devido aos limites que a empresa começará a encontrar em seu próprio mercado.

Juntas, essas 3 fases produzem uma curva S. A fase que define uma startup é a segunda, a ascendente. Seu comprimento e inclinação determinam quão grande a empresa será.
A inclinação é a taxa de crescimento da empresa. Se existe um número que todo fundador deve sempre saber, é sua taxa de crescimento. Essa é a medida da startup. Meça seu crescimento por semana. Uma boa taxa pode ser entre 5 e 7% por semana. Se atingir 10%, você está indo excepcionalmente bem. Se não consegue passar de 1%, pode ser um sinal de que você ainda não entendeu realmente o que está fazendo e como atingir seus consumidores.
E por que investidores gostam tanto de startups? A principal razão não é somente o retorno, mas também porque esses investimentos são fáceis de prever, avaliando o potencial da startup. Os fundadores não vão enriquecer sem enriquecer também os investidores. E... Quase toda empresa ou startup necessita de algum dinheiro para começar. Mas startups frequentemente arrecadam investimentos mesmo quando elas já conseguem lucrar algo. Elas poderiam crescer somente em cima de suas vendas, mas o dinheiro a mais e a ajuda providenciada pelos venture capitalists as permite crescer mais rapidamente ainda. Arrecadar fundos te permite escolher sua taxa de crescimento.
Uma startup é a solidificação das suas descobertas até agora. Começar uma startup é como decidir ser um cientista: você não está se comprometendo a resolver nenhum problema em particular; você não sabe exatamente quais problemas são possíveis de serem resolvidos; mas você se compromete em tentar descobrir algo que ninguém visualizou antes. Um fundador de uma startup é, com efeito, um cientista pesquisador econômico. A maioria não descobre nada muito extraordinário, outros, descobrem a teoria da relatividade.


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