30 de setembro de 2013

Filosofia na carreira


Lembro-me como se fosse hoje de quando reparei pela primeira vez na disciplina de Filosofia na grade curricular do curso de Engenharia Biotecnológica. Meu primeiro pensamento foi: “o que uma disciplina como essa faz num curso de exatas?” Sei que foi e ainda é um pensamento generalizado entre os estudantes. O fato é que, embora engenheiros, cientistas ou empreendedores, apesar de não precisarem citar filósofos o tempo todo, necessitam e até praticam muitos dos conceitos desenvolvidos por eles durante a nossa história.

Um exemplo? Que tal falar sobre ética? Ética na pesquisa, no serviço, em família; ética com os chefes, com os empregados, com os clientes; ética nos relacionamentos. Quem nunca se deparou com um dilema em que devia optar por duas atitudes desejáveis, mas apenas uma delas seria correta? Conflito de interesses, favorecimentos, reconhecimentos, informações privilegiadas, o que fazer?

Quando se administra uma empresa ou gerencia pessoas e projetos, muitos conceitos filosóficos estão implícitos, e se compreendêssemos adequadamente, certamente teríamos mais êxito em utilizá-los.

Particularmente, posso dizer que aprendi a importância da filosofia na minha vida pessoal e também profissional. A minha dica hoje é que você também descubra e valorize esta área do conhecimento que pode enriquecer seus relacionamentos.


Para ajudar, deixo aqui uma palestra do educador e professor de filosofia Mário Sérgio Cortella sobre gestão, liderança e ética. Porém, não se contente apenas com esta aula, outras palestras deste mesmo autor, bem como de outros renomados especialistas, ajudarão a compor seus conhecimentos, e o que é melhor, são gratuitas pela internet.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...