29 de setembro de 2013

6 Chapéus do Pensamento

Quantas vezes você já tentou implementar uma idéia e não deu certo? Talvez ela fosse uma boa solução para um problema, mas não houve sucesso devidos às resistências e oposições impostas por outras pessoas?

A técnica dos 6 chapéus de Edward de Bono permite explorar diferentes pontos de vista de uma mesma decisão, a fim de eliminar as confusões na hora de pensar. Segundo Bono, “as emoções são uma parte essencial da nossa capacidade de raciocínio e não apenas algo extra que deturpam o nosso pensamento”, com o objetivo de direcionar o pensamento e não classificá-lo. Dessa forma, cada chapéu (cores) do pensamento corresponde a um estilo diferente de pensamento, como descritos a seguir:

  • Chapéu Branco: Com este chapéu foca-se nos dados/informações disponíveis. Veja as informações que estão disponíveis e analisa o que se pode aprender com ela. Verifica também, que falhas há no conhecimento e tente preenchê-las ou tê-las em conta. É neste momento que analisa as tendências passadas e tenta extrapolar sobre dados históricos.
  • Chapéu Verde: Este chapéu é o da criatividade e das novas idéias. Busca constantemente alternativas, indo além do conhecido e óbvio. “O pensador procura avançar de uma idéia para outra até chegar em uma nova idéia”. Pode-se fazer uso de várias ferramentas de criatividade, como o brainstorming.
  • Chapéu Amarelo: O chapéu amarelo ajuda-o a pensar positivamente. É o ponto de vista otimista que o ajuda a ver os benefícios da decisão e o valor da mesma. Permite a visualização da continuidade e na busca de oportunidades quando tudo à volta está difícil, apresentando pensamento positivo com bases sólidas, sendo construtivo e produtivo. É a base para sugestões e propostas concretas.
  • Chapéu Preto: Com este chapéu olha-se todos os pontos negativos da decisão. Tentar observar onde é que não pode funcionar, o que pode dar de errado. E crítico, apontando riscos e perigos. É de suma importância pois destaca os pontos fracos de um plano, permitindo eliminá-los, alterá-los ou preparar planos de contnigência para combatê-los. Assim, ajuda-o a realizar planos mais resistentes e mais resilientes.
  • Chapéu Vermelho: Ao utilizar o chapéu vermelho, deverá olhar para os problemas utilizando a intuição, a reação instintiva e a emoção. É preciso compreender as respostas das pessoas que não conhecem suas razões.
  • Chapéu Azul: Este chapéu representa o controle e a organização do processo de pensamento, juntamente com os outros chapéus. Geralmente é utilizado por aquele que preside a reunião, definindo problemas, moldando perguntas, além de estabelecer foco, visões gerais e conclusões. Favorece a estrutura do mapa quando direciona as sequências das operações do pensamento, reforçando a disciplina.


Em suma, o método dos 6 Chapéus do Pensamento é uma boa técnica a ser utilizada para verificar os efeitos de uma decisão, a partir de vários e diferentes pontos de vista daqueles que estão envolvidos. Permite a emoção necessária àquilo que seria apenas uma outra maniera de decisões racionais, que permite, também , abrir um leque de oportunidades para a criatividade dentro da tomada de decisões importantes. Os planos desenvolvidos a partir desta técnica serão mais sólidos e resistentes em relação aos que são realizados de outra forma. Por fim, pode ser uma maneira de ajudar a evitar erros ou ter uma segunda opção a atuar, além de despistar boas razões para não seguir determinado caminho antes de já ter começado a caminhar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...