2 de outubro de 2013

Não tenha um plano B




Arriscar-se em algo novo nunca foi fácil para ninguém. Estamos acostumados a sempre ter um plano de reserva, uma saída, para se tudo der errado. Mas, e se o plano reserva for justamente aquele que está nos impedindo de ter sucesso ao nos arriscarmos?
É nesse sentido que o cofundador e diretor da Negocioteca, Victor Santos, mostra que nem sempre ter um plano B é a melhor escolha. Sendo cofundador de um site de consultoria online para gestão de negócios, especialista em administração de empresas pela FGV-RJ, palestrante e também empreendedor, Victor reúne experiência de sobra para falar um pouco sobre o assunto, abaixo segue o texto postado no blog saia do lugar: 

Geralmente, quando falamos que queremos empreender e que vamos apostar todas as nossas fichas nisso, é muito comum ouvirmos das pessoas que se preocupam conosco que devemos ter um plano B para o caso das coisas darem errado. E até certo ponto, essa lógica faz sentido.
O problema é que ter um plano B, por mais seguro que possa parecer, na verdade, é algo ruim. Não entendeu? Eu explico…
 Vamos supor que você está abrindo sua empresa – seu plano A -, mas, ao mesmo tempo, está estudando para um concurso público – seu plano B.
 No começo, você se dedica muito mais ao plano A do que ao plano B, pois está energizado e muito empolgado para fazer tudo dar certo. Contudo, a medida que o tempo vai passando e as coisas não acontecem na velocidade esperada, você começa a desviar seu foco para o tal plano B.
 O que acontece a seguir é que os resultados da empresa que já não estava de acordo com o que você desejava, começam a piorar cada vez mais e, de repente, o plano que era B vira A e o plano que era A vira B.
 Isso faz sentido para você? Para mim, não faz sentido algum. Afinal, se você quer empreender, precisa entender que para fazer tudo dar certo é preciso ter dedicação, paciência, sabedoria, persistência e [talvez principalmente] foco.
 Por que em vez de ter um plano B você não adota um plano A com diferentes versões?
 Faça um plano A 1.0, 1.1, 2.0. Verifique e avalie o que está dando certo e o que não está no seu modelo de negócio, no seu marketing, no seu atendimento e mude quando necessário (sempre com o foco em fazer seu negócio dar certo).


Nunca se esqueça do seguinte: o caminho para o sucesso não respeita uma linha reta.

Fonte: Saiadolugar


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