25 de julho de 2013

Música na garrafa - Inspiração para grandes idéias

Não, não é mais um daqueles esquemas de encher a garrafa com líquido para fazer uma nota musical. Imagine “tocar” uma garrafa como se fosse um disco de vinil. Se você gosta de beber, saiba ainda que essa estranha e criativa maneira de ouvir música foi desenvolvida em uma garrafa de cerveja.


Tudo começou nos idos de 1870, quando Thomas Edison inventou o fonógrafo, capaz de gravar e reproduzir sons. Ao invés dos costumeiros discos, ele utilizou um cilindro em seu invento. Então, foi a vez de a agência Shine Limited, da Nova Zelândia, reparar a semelhança entre o tal cilindro e uma garrafa de cerveja ao realizar um trabalho para a marca Beck’s. O resultado foi a incrível Beck’s  Edison Bottle, e a primeira música gravada e reproduzida com sucesso foi “Here She Comes”, da banda Ghost Wave. Quem diria que seria possível tocar música numa garrafa de cerveja? Confira no vídeo abaixo.


Desta vez gostaria de instigar meu leitor a uma reflexão que também é um desafio. A idéia do projeto que lhes apresentei hoje surgiu a partir do conhecimento do invento de Edison e da simples observação da semelhança de uma garrafa com os cilindros utilizados no fonógrafo. Generalizando, uma observação de algo aparentemente sem significado e comum (uma garrafa), somados ao conhecimento adquirido (fonógrafo de Edison) e uma boa dose de criatividade resultaram num grande projeto inovador (tocar música numa garrafa), desafiador (reinventar e construir o novo fonógrafo), criativo e chamativo.

Acredito que você já captou a minha mensagem. A Beck’s Edison Bottle não será produzida comercialmente, mas a iniciativa que você desempenhar em seu trabalho, seja ele qual for, sua dedicação e visão de negócio podem transformar a sua carreira. Não negligencie os conhecimentos adquiridos e repare nas coisas simples da vida, pois é uma das mais ricas fontes de inspiração. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...