4 de agosto de 2013

Nova bolsa de valores para startups


Foi criada recentemente na Holanda uma bolsa de valores específica para o levantamento de capital para startups. A SSX ( Startup Stock Exchange) começou a funcionar em 10 de junho de 2013. A ideia é que apenas companhias recém-criadas podem negociar suas ações. Na prática a SSX  funciona da seguinte forma: as companhias podem oferecer suas ações publicamente para os investidores e os investidores podem ganhar acesso a companhias às quais antes não tinham acesso.

Até o momento, sete empresas de 34 países e 16 setores econômicos diferentes se inscreveram para participar da negociação pública, sendo esse o número de quem quer participar da SSX, uma vez que existe um processo entre o querer e o negociar. Nesse total temos seis startups brasileiras, sendo os países que realizaram mais inscrições foram  Índia, Nigéria e Argentina, respectivamente.

A SSX não funciona nos Estados Unidos ou Canadá, já que o principal objetivo é ajudar startups em países com economia mais difíceis, como é o caso do Brasil. A previsão é que pelo menos dez empresas nacionais realizem um IPO, oferta pública inicial que marca a primeira venda de ações de uma empresa no mercado de ações,  pela SSX.

O processo para a entrada da startup na SSX é dividido em seis etapas. Começa com o envio de um sumário executivo da startup, chega a passar por um processo de due dilligence ( espécie de gestão conjunta entre Bolsa e Startup) e é finaliza com  a aprovação ou reprovação  da empresa, veredicto feito pela autoridade de valores imobiliários das ilhas caribenhas holandesas, parceira operacional da SSX.

 SSX

           
          




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...