21 de junho de 2013

O que é Design Thinking?

Embora o nome “design” seja frequentemente associado à qualidade e/ou aparência estética de produtos, o design como disciplina tem por objetivo máximo promover bem-estar na vida das pessoas. No entanto, é a maneira como o designer percebe as coisas e age sobre elas que chamou a atenção de gestores, abrindo novos caminhos para a inovação empresarial.

O designer enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência (emocional, cognitiva, estética) e o bem-estar na vida das pessoas (considerando todos os aspectos da vida, como trabalho, lazer, relacionamentos, cultura etc.). isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções.

Ele entende que problemas que afetam o bem-estar das pessoas são de natureza diversa, e que é preciso mapear a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos para ganhar uma visão mais completa e assim melhor identificar as barreiras e gerar alternativas para transpô-las. Ao investir esforços nesse mapeamento, o designer consegue identificar as causas e as consequências das dificuldades e ser mais assertivo na busca por soluções. 

O designer sabe que para identificar os reais problemas e solucioná-los de maneira mais efetiva, é preciso abordá-los sob diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, que trazem olhares diversificados e oferecem interpretações variadas sobre a questão e, assim, soluções inovadoras.

Trabalha em um processo multifásico e não linear - chamado fuzzy front end- que permite interações e aprendizados constantes. isso faz com que o designer esteja sempre experimentando novos caminhos e aberto a novas alternativas: o erro gera aprendizados que o ajudam a traçar direções alternativas e identificar oportunidades para a inovação. 

No mais, como o nome já diz, o design Thinking se refere à maneira do designer de pensar, que utiliza um tipo de raciocínio pouco convencional no meio empresarial, o pensamento abdutivo. Nesse tipo de pensamento, busca-se formular questionamentos através da apreensão ou compreensão dos fenômenos, ou seja, são formuladas perguntas a serem respondidas a partir das informações coletadas durante a observação do universo que permeia o problema. Assim, ao pensar de maneira abdutiva, a solução não é derivada do problema: ela se encaixa nele. 

Não se pode solucionar problemas com o mesmo tipo de pensamento que os criou: abduzir e desafiar as normas empresariais é a base do design Thinking. É pensando de maneira abdutiva que o designer constantemente desafia seus padrões, fazendo e desfazendo conjecturas, e transformando-as em oportunidades para a inovação. É essa habilidade, de se desvencilhar do pensamento lógico cartesiano, que faz com que o designer se mantenha “fora da caixa”.

A seguir, a tabela compara os métodos de design e de marketing, revelando uma abordagem diferente para o tema inovação na área empresarial.


Pesquisa de design
Pesquisa de mercado

Foco


Nas pessoas.

Nas pessoas.




Objetivo





Pretende entender
culturas, experiências,
emoções, pensamentos e
comportamentos de forma
a reunir informações para
inspirar o projeto.

Pretende entender
comportamentos a partir do
que as pessoas fazem, ou
dizem que fazem para prever o que fariam numa nova situação e gerar soluções a partir disso.



Levantamento de dados




Através da interação entre
pesquisador e sujeito da
pesquisa, principalmente
a partir de conversas
semi-estruturadas.


Priorizando questionários e
entrevistas estruturadas.





Amostragem






Representa qualitativamente a amostra e busca por perfis de usuários extremos, pois o raro e o obscuro nas observações podem levar a uma nova e interessante ideia.


Representa a amostra
estatisticamente, com o
objetivo de entender as
respostas das massas,
frequentemente ignorando
pontos fora da curva. análise
dos dados requer um ponto
de vista objetivo, sendo crítico evitar vieses.




Tipo de informação coletada

Comportamentos, objetos e
palavras que as pessoas usam
para expressar sua relação
com as coisas e processos
ao seu redor.


Opiniões e comportamentos
das pessoas quanto à situação atual ou à expectativa de contextos futuros.



 

(Fonte: Livro Design Thinking - Inovação em Negócios)




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