18 de junho de 2013

5 dicas de quem saiu da faculdade com o sonho de ser empreendedor


Terminar a faculdade é um dos momentos mais confusos de nossas vidas, tentar tomar um rumo é uma missão bem difícil. Para aqueles que sonham em se tornar empreendedores de sucesso, há várias etapas e nem sempre é fácil alcançar esse objetivo saindo da faculdade. Abaixo, estão listadas algumas dicas de quem já saiu da faculdade e conseguiu destacar-se nesse ramo.

1. Escolha uma área para empreender que tenha alguma relação contigo 
Escolher uma área na qual você não tenha conhecimento, leva a um maior esforço tanto para conhecer o mercado, pegar as "manhas" e entender o segmento escolhido.Empreenda em uma área que já você já conhece ou que tenha uma mínima noção. Pode parecer besteira, mas isto vai facilitar muito sua sobrevivência no negócio!

2. Tenha a certeza que algo dará errado e tenha força para dar a volta por cima 

Não é regra, mas boa parte dos grandes empreendedores fracassaram antes de atingir o sucesso. Aproveite o fracasso para aprender e fazer melhor. O empreendedor aprende com os erros. Também é importante reservar forças para dar a volta por cima.Para saber o que fazer e como fazer, é importante saber o que não e como não fazer. A decepção de algo ter dado errado pode dar espaço á uma nova oportunidade de melhorar.

3. Acredite na sua ideia e seja humilde

Acredite que o segredo do sucesso é acreditar na ideia, amar e lutar para que ela se concretize. Porém, muitos confundem amar com uma espécie de posse cega. É mais ou menos como a relação entre pais e filhos. Amar é orientar o desenvolvimento e as potencialidades. Pais possessivos oprimem tentando impor suas vontades.Amar sua ideia de negócio é querer torná-la viável de qualquer maneira. Se formos possessivos, ficaremos cegos, sem enxergar falhas e problemas. O que pode ser sinônimo de fracassos irreversíveis e muito prejuízo.Seja humilde para ouvir as opiniões dos outros e analisá-las profundamente. Se aquele amigo te disse que o negócio não vai dar certo, não o chame de negativo. Questione por que ele acha que não dará certo, entenda seu ponto de vista e seja humilde para aceitar que ele está querendo te ajudar. Busque soluções viáveis para os argumentos das pessoas que dizem que o negócio não vai dar certo. Não significa abandonar a ideia, mas viabilizá-la.

4. Encontre sócios que compartilhem sonhos e interesses 

O mais importante é formar um grupo de amigos que compartilham o mesmo desejo de serem empreendedores. Manter este grupo ativo é fundamental para conversar sobre ideias e possibilidades. O grupo também vai lhe ajudar a conhecer as pessoas e ver com quais perfis você se identifica para ter como sócio.A escolha de um sócio não deve se basear apenas na amizade ou companheirismo. Nemsempre seu melhor amigo será um bom sócio. O mais difícil, quando secomeça a empreender, é achar pessoas comprometidas e confiáveis para abraçar a ideia e trabalhar junto conosco.Se você é o empreendedor, você é o líder e o responsável pelo sustento da equipe quetrabalha com você. Não é apenas um negócio, é um sonho e são vidas que estão acreditando neste sonho com você. Esteja presente, assuma a responsabilidade, aprenda a delegar e terá parceiros (funcionários, sócios e clientes) lutando com você para que sua empresa prospere.Seus sócios precisam sonhar com você e é preciso objetivos similares. É recomendável que a escolha seja muito bem feita e pensada. Muitas empresas tem alto potencial de sucesso e só não dão certo por que os sócios tem interesses e expectativas diferentes, que não estão alinhadas. Isso infelizmente pode acabar com um próspero negócio.

5. Saia do Lugar e coloque a mão na massa

O empreendedor precisa vencer a inércia todos os dias e sentir o negócio vivo em si. Para isso é preciso fazer, vestir o uniforme. Ser o primeiro a chegar e o último a sair.
Não deixe seu funcionário sozinho, esteja presente para que ele tenha certeza que pode contar com você. Faça com que perceba que está por dentro das dificuldades dele e que vai buscar a solução.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...