10 de junho de 2013

Novo plástico é sintetizado a partir de cogumelos


Uma empresa denominada Ecovative criou um novo material para embalagens feito a base de micélio, que é análogo à uma raiz nos cogumelos. O micélio utiliza materiais “inúteis” como caules, cascas de sementes, e os transforma em polímeros de quitina. A Ecovative usa o micélio como uma cola, podendo ser moldado de qualquer forma. O produto final é um material isolante e resistente ao fogo, além de ter também a densidade desejada.

Para a produção, inicialmente a Ecovative coleta estas partes de plantas que não servem para alimentação e, por isso, têm baixo valor econômico. Depois, esta matéria é inoculada juntamente com o micélio, na forma desejada. Em menos de uma semana o micélio cresce sem a necessidade de luz ou água. O interessante é que a energia utilizada é muito pouca comparada com a fabricação de espumas sintéticas, já que na verdade quem faz todo o trabalho é o próprio micélio. No fim, o material é colocado em alta temperatura para a desidratação, fazendo com que o crescimento pare. Como o micélio não chega a formar um cogumelo, não há esporos, então não há preocupações alergênicas.

Com este novo material moldável, a Ecovative o cultiva no formato que deseja, na densidade necessária para as diferentes utilidades. Nem todos os materiais já estão a venda, mas as aplicações vão desde simples embalagens protetoras (substituindo o isopor), como embalagens para laptops até materias para construção, como painéis de isolamento.

Depois das vantagens de ter baixo preço, fácil moldagem,  baixa utilização de energia e fácil produção industrial, o micélio ainda é totalmente reciclável pelo meio ambiente, já que é material orgânico. Se ele for jogado na natureza ele será reabsorvido e ainda servirá de adubo para o local.

(Fonte:  www.ecovativedesign.com)
Sugestão de vídeo:









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...