7 de junho de 2013

Inovação Social – Reconstruindo o mundo em que vivemos


O que é?
Como em todos os novos temas, existe bastante discussão e pontos de vista diferentes sobre a definição do conceito. Assume-se por uma inovação que gera impacto socioambiental positivo. Essa definição proposta é baseada na definição de inovação de Schumpeter e que foi aperfeiçoada por outros acadêmicos. O conceito pode ser descrito da seguinte forma: uma ideia implementada para um novo produto, serviço, processo ou sistema que gere transformação social positiva.
Essa forma colaborativa de trabalhar é uma mudança importante em relação à forma dos três setores atuarem isoladamente. O diálogo entre os setores para co-criar estratégias conjuntas tem potencial para gerar inovações sociais que vão mudar a nossa forma de trabalhar e atuar na sociedade. Por isso, iniciativas que integrem diversos perfis para buscar soluções de desafios socioambientais são fundamentais para a geração de inovações sociais, como por exemplo, o The Hub (http://www.the-hub.net/).
Por quê?
Conhecer uma nova perspectiva estratégica para as organizações prosperarem. Desenvolver uma nova abordagem para a inovação e capacitar os participantes com ferramentas práticas.

Quais as vantagens?

O legado deixado pelas organizações pode ser muito maior do que simplesmente empregos e renda. Pode-se deixar uma marca positiva na vida das pessoas. Colocando-as como centro de nossas inovações podem-se criar de forma colaborativa soluções que importam tanto para as organizações como para o contexto em que estão inseridas.

O que esperar?

Deixar de buscar a inovação só pelo lucro e lembrar que vivemos numa sociedade, não apenas dentro das organizações. Sair com o conhecimento teórico e principalmente prático de como criar uma solução de valor econômico e social para uma organização.


Sugestão de vídeo:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...