27 de junho de 2013

Como aproveitar as férias para turbinar o currículo

Depois de exaustivas semanas de prova, muitos universitários esperam ansiosamente pelas férias de julho, principalmente para descansar dos compromissos acadêmicos. É importante que o estudante pondere alguns elementos como experiência profissional, interesse, afinidades e dinheiro para investir em algum curso. De acordo com o diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, Renato Grinberg, esse período de férias é ótimo para trabalhar no exterior, pois além de aprender  outra língua também desenvolve a parte profissional. Aí estão algumas opções:

Trabalho temporário – os empregos de curta duração, como vendedor de loja, são boas opções para quem não têm experiência profissional anterior. Grinberg explica que o estudante adquire diversas habilidades nesses trabalhos, aprendendo a lidar com pessoas, administrar conflitos, trabalhar em um ambiente dinâmico e que exige grande flexibilidade.

Trabalho voluntário – dedicar-se a alguma atividade não remunerada também compensa para os estudantes. O trabalho voluntário ajuda os jovens a trabalhar em equipe, conhecer diferentes classes sociais, respeitar as diferenças e desenvolver a liderança.
Nesse tipo de trabalho os projetos nem sempre têm recursos e pessoas suficientes, logo, os envolvidos precisam ter flexibilidade para lidar com as mais diversas situações e adversidades. Em relação as empresas, fazer um trabalho voluntário mostra que a pessoa tem comprometimento, engajamento social, e, sobretudo, mostra que é pró-ativa a ponto de buscar algum tipo de atividade.

Estágio internacional -  trabalhar fora do Brasil é, sem dúvuda a opção mais interessante. Os estudantes adquirem experiência profissional ao mesmo tempo em que aprendem uma nova língua, ou aprimorar o que já sabem. Há diversos destinos e oportunidades para estudantes de diversas áreas.

Cursos -  os cursos, tanto no Brasil como no exterior, também são opções interessantes, principalmente os cursos de línguas e cursos de focados na área de estudo.  Os cursos internacionais podem ser feitos durante períodos curtos de um mês, por exemplo, enquanto o estudante está de férias.


Lembrando que férias é um período de descanso também. Mas não há necessidade de utilizar esse tempo sem desenvolver o lado profissional. Saber ponderar é essencial para tornar o período de férias produtivo para voltar bem no início do próximo período letivo.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...