10 de maio de 2013

Você é criativo?


Muitos acham que a criatividade é uma característica específica, como se fosse um dom. Porém, de acordo com Gisela Kassoy, especialista no assunto, “não existem pessoas criativas ou não criativas. O que existe são tipos diferentes de criatividade, e todos podem surpreender”. Desta forma, a criatividade pode ser tanto desenvolvida quanto bloqueada e, portanto, não é exclusiva.
Uma associação que geralmente é feita, é entre criatividade e inteligência. De acordo com especialistas, a criatividade é a capacidade de usar para solucionar um problema e não um dos sinônimos para inteligência. A criatividade não precisa necessariamente ser revolucionária ou romper paradigmas. Gisela Kassoy afirma que “você pode ser criativo mudando o mundo ou se adaptando a ele”. Claro que boas ideias não vêm do nada. Geralmente, elas são resultado de diversas ideias diferentes que, depois de analisadas e filtradas, resultam em uma ou outra realmente úteis.
A criatividade está diretamente ligada com inovação. As duas devem andar juntas. Enquanto a criatividade se preocupa em gerar, a inovação implementa a ideia. Um grande erro é quando se separa as duas coisas. “Tem gente que só gera ideia e não implementa nada. Tem gente que começa a implementar sem criar”, explica Schlochauer.
Criatividade não se restringe apenas a artistas, profissionais da publicidade ou da tecnologia de inovação. Profissionais de todos os setores precisam, todos os dias gerar soluções e, portanto, usar a criatividade. Não se esconda, achando que as melhores ideias surgem sempre das mesmas pessoas, e não de você. A criatividade é uma habilidade que deve ser trabalhada, estimulada e principalmente exposta. As ideias que parecem ser mais absurdas podem gerar as soluções mais surpreendentes.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...