7 de maio de 2013

Aparelho inovador dispara sementes quando a poluição atmosférica aumenta

Foi criado um novo conceito para a detecção de poluição do ar com uma abordagem muito diferente de tudo o que já se viu anteriormente. Trata-se do Eco Seed Sowing Machine, um mecanismo que faz nascer flores nos locais mais poluídos. Esta é uma das mais incríveis inovações que já ouvimos falar.

Existem já dispositivos com sensores incorporados, que alertam para a presença de poluentes atmosféricos através de sons, cores ou mapeamento de dados acessíveis a uma escala mundial. Mas estas novas máquinas, criadas pelo artista Michael Jantzen, são algo completamente inovador.

O dispositivo movido a energia solar contém no seu interior milhares de sementes de flores. Quando os sensores detectam altos níveis de poluição, a máquina liberta pequenas quantidades dessas sementes. Se a poluição do ar for registada continuamente, então a máquina também continua a lançar as suas sementes.

O efeito é que, quanto mais poluída uma zona estiver, mais flores vão crescer na área em torno do dispositivo – o que adverte para a necessidade de uma melhor qualidade do ar local de uma forma bonita e artística.

Aparelho inovador que apresenta o mecanismo Eco Seed Sowing Machine
para liberar sementes em locais com ar poluído.

 O artista Jantzen caracteriza as suas máquinas como “uma resposta simbólica de arte pública para a degradação ambiental”, mas se forem realmente implementadas, elas podem ser muito mais do que isso.

Os dispositivos movidos a energia solar podem tornar-se numa ferramenta de análise da qualidade do ar em diversos locais do mundo, recolhendo os dados e mapeando-os de modo a revelar as tendências de poluição e os pontos que precisam de uma ação interventiva mais urgente. Como bônus, teríamos mais campos floridos a embelezarem as paisagens.

Fonte: TreeHugger



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...