4 de maio de 2013

Como inovar no dia a dia



Empreendedorismo e inovação andam lado a lado e para fazer essa ligação acontecer de maneira prática, ter a mente aberta vem se mostrando uma opção de sucesso. Com o surgimento de novas oportunidades, pensar diferente (outside of the box) é a  chance de investir em um novo potencial, não só isso, mas também é ter a habilidade de olhar tudo ao seu redor e transformar recursos que ninguém mais viu em soluções para seus problemas.

"Ninguém pode resistir a uma ideia cujo tempo chegou". A afirmação do poeta e escritor francês Victor Hugo ilustra bem essa ideia de que e é essencial saber que tudo muda: as pessoas mudam, o mundo muda e as necessidades também. Ter a mente aberta significa ter uma meta e saber aonde se quer chegar, porém ter flexibilidade suficiente para se adaptar ao caminho.

As empresas de sucesso não são aquelas que se mantêm inalteradas, pelo contrário, são aquelas que conseguem se reinventar junto com as mudanças do mercado. Essa capacidade de inovar já está embutida em nosso instinto, basta exercitá-la um pouco e pronto: liberte-se dos pré-conceitos, das regras e da rotina, crie soluções novas, tendo em mente que nada é impossível.

Aqui estão seis dicas para exercitar esse potencial:
  1. Sempre esteja preparado para uma grande mudança: tente se reinventar, comece mudando aquilo que já existe. Diversificar é preciso.
  2. Entenda o que te impede de mudar: não deixe a negatividade, o estresse, o medo de perder e o medo de quebrar regras te impedirem de pensar mais alto.

  3.  Desafie o óbvio: não é só porque algo é de um jeito que tem que continuar sendo daquele jeito. Esperar que as coisas não mudem é se acomodar, enquanto o que está em volta muda e se desenvolve. Sempre faça perguntas e nunca tire uma conclusão precipitada.
  4.  Quebre a rotina: fazer a mesma coisa todos os dias, também leva ao comodismo. Tente minimizar a rotina, seguindo ainda seu próprio padrão. Faça coisas diferentes, mude caminhos, mude roupas, mude ideias.
  5. Tire férias: tire férias de tudo, da rotina, do trabalho, dos amigos. Esqueças as preocupações, pelo menos por um tempo, e aproveite seus pensamentos. 
  6. Faça brainstorms: pense em uma palavra solta e depois em uma palavra que se ligue a essa e assim por diante, faça quebra cabeças e palavras cruzadas, estimule o cérebro, imagine soluções, aprenda uma nova língua.
O empreendedor busca deixar sua marca no mundo e que maneira melhor de fazer isso do que pensar diferente de todos, fazer algo original, que impressione e choque as pessoas.

Ter a mente aberta é possuir a necessidade de icluir ideias, de resolver problemas e de inovar. Faça algo novo todos os dias, tente o diferente e abra novas possibilidades. Leve essas dicas pro dia a dia e revolucione o cotidiano. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...