7 de agosto de 2012

Quer sucesso? Então durma


Se você pertence ao seleto grupo de pessoas que gostam de tirar uma soneca durante o dia (e realmente o fazem), saiba que seu hábito pode ser extremamente produtivo e benéfico no trabalho. Além de todas as indicações de médicos e especialistas, a “sesta” ganhou o reforço de um estudo publicado pela NASA, agência espacial norte americana. Os resultados da pesquisa apontam que aquele que cochila aumenta em cerca de 30% a capacidade de raciocínio e memória, e em 50% a habilidade para tomar uma decisão acertada.

Segundo os especialistas, o tempo ideal varia entre 30 minutos e uma hora, conforme a pessoa, e é importante para reduzir o cansaço mental e diminuir os níveis de adrenalina na corrente sanguínea.

O horário da soneca também influencia. Segundo Lucas Neves de Andrade Lemes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio e especialista em sono, o hormônio melatonina, que facilita o sono, tem seu maior nível às 23h, mas possui um segundo pico às 14h, exatamente após o horário do almoço. Porém, dormir após as 18h pode atrapalhar o sono noturno, afirma Luciana Palombini, professora de medicina na Universidade Federal de São Paulo.

Já para os empreendedores, essa pode ser uma grande oportunidade de negócio. No Rio e em São Paulo já existem lojas que alugam camas especiais para quem quer ou precisa tirar aquele cochilo. Também nestas duas metrópoles, empresas estão instalando cabines para sonecas de 15 a 40 minutos, ou mesmo uma hora completa. Fica a dica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...