20 de maio de 2012

Trabalho em casa. É possível?


Já imaginou poder trabalhar sem sair de casa, usufruir do conforto do lar, fazer seus negócios e não enfrentar o estresse de um ambiente de trabalho hostil e agressivo à criatividade e à produtividade? E o melhor, ser muito bem pago por isso?
Esta introdução foi um tanto exagerada, mas a verdade é que a modalidade de trabalho conhecida por home office, ou teletrabalho, é uma das que mais cresce, inclusive em empresas de grande porte. Este é o modelo em que o empregado pode trabalhar em qualquer ambiente fora da empresa, como aeroportos, lanchonetes, parques ou mesmo em casa, atendendo seus negócios de maneira não presencial, por um ou mais dias úteis.
Esse crescimento é sentido expressivamente em áreas técnicas (56%), comercial e vendas (47%), administrativa (44%) e de atendimento ao cliente (31%), segundo o estudo O trabalho flexível nas empresas, do Centro de Estudos de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível, da Business School São Paulo. Praticamente toda área de atuação que lida com produção, análise e manipulação de informação é facilmente teletrabalhável.
As vantagens são muitas, tanto para as empresas quanto aos seus funcionários. Estes podem disfrutar de um ambiente mais tranquilo, sem sofrer com o estresse do trânsito ou do ambiente intenso do escritório, em alguns casos; pode sair mais cedo e tem maior flexibilidade ao marcar seus compromissos. As empresas, de outro lado, podem centralizar boa parte de seus processos administrativos na matriz e fechar as demais unidades, mantendo os empregados em home office ao redor de todo o país. Desta forma, os altos custos fixos, como aluguéis, impostos e supervisão presencial, são imensamente minimizados.
Entretanto, nem tudo são flores. É importante o empregado saber que está sujeito às mesmas regras que os demais, no que diz respeito à avaliações, promoções e punições, devendo produzir igualmente e no mesmo prazo, pois isso é o que realmente importa. É necessário disciplina, bom senso, cautela, planejamento e colaboração dos demais residentes, no caso do trabalho em casa, pois, apesar de ser em casa, ainda é um trabalho, e essa diferença deve estar sempre bem definida, para não serem extrapolados os limites profissional e familiar.
Não deixe de conferir o site www.gohome.com.br, com informações e dicas valiosas para montar e manter um escritório em casa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...