Os nomes são muito poderosos. A escolha das palavras é extremamente importante, cada uma tem um significado distinto. Escolha o nome certo, e você verá a marca como um subproduto de sua publicidade.
Aqui estão sete coisas que devem ser consideradas ao determinar um nome comercial:
- O nome deve soar bem quando é dito em voz alta. As pessoas precisam dizer o nome no rádio, em um vídeo ou em uma conversa. A aliteração - uso de palavras que começam com a mesma consoante, como em Coca-Cola - pode ser uma boa ferramenta;
- Use um nome que dê significado e transmita um benefício ao produto. Se alguém ouvi-lo, deverá saber imediatamente o que é;
- Evite o "internetês". Na hora de potenciais clientes buscarem pelo seu novo empreendimento chamado "Computer4You", eles não devem ficar em duvida se escreve-se "ForYou" ou "4You";
- Cuidado com as iniciais, elas são vagas e não passam nenhuma mensagem aos clientes;
- Seja específico, não use nomes genéricos. Nomes que se aproveitam dos detalhes como números, dias e datas ou local de origem podem ajudar a construir uma boa imagem do produto;
- Certifique-se que você pode registrar a marca. Dependendo de quão grande você quer se tornar, esta é uma consideração importante. Vale a pena fazer uma consulta antes de escolher o nome;
- Se você realmente quer algo mais sofisticado, tente chegar a um nome que poderia ser eventualmente usado como um verbo, ou se preste à criação de seu próprio "idioma". A expressão "googlear algo" é o melhor exemplo disto.