22 de maio de 2013

Como crescer? Caminhos para alcançar investidores


A captação de recursos através de pequenas doações de dinheiro de múltiplas fontes financiadoras é chamado Crowdfunding ou financiamento coletivo. A indústria do crowdfunding cresce rapidamente, em 2012 US $ 2.7 bilhões foram levantados de 308 plataformas de financiamento coletivo. Segundo o relatório anual da empresa de pesquisa Massolution, em Los Angeles, tal arrecadação é 81% maior do que a de 2011.

A maior parte do valor arrecadado através de crowdfunding, 1,4 bilhões de dólares, permanece em doações ou em plataformas que se baseiam em recompensa.Neste modelo, um empreendedor arrecada pequenos valores através de um grande grupo de pessoas, em contrapartida oferta uma amostra do produto ou alguma experiência. Crowdfunding baseado em empréstimos somaram US $1,2 bilhões enquanto baseado em capital, no qual os investidores doam fundos em troca de uma parte da empresa, foi o menor setor e totalizou 116 milhões de dólares

Então, como levantar dinheiro através de crowdfunding?
    1) Lembre-se de quem é o seu público e de atendê-lo! Muitas vezes é necessário adaptar o seu pedido para os interesses do seu investidor. No caso de plataformas baseadas em doações a chave do sucesso quase sempre está em conseguir chamar a atenção das pessoas e despertar nelas a curiosidade sobre o seu produto.
     2) Adicione um vídeo na sua página de crowdfunding, assim os potenciais investidores poderão ver quem você é, bem como entender a sua paixão e o que você está tentando fazer com o dinheiro arrecadado.
       3) Tenha capital comprometido antes de se abrir para o crowdfunding. É uma questão psicológica para os novos investidores em potencial: ter pelo menos 30% já levantado do dinheiro que está tentando arrecadar. O investidor pensa que o seu produto está quase pronto, que outras pessoas já investiram e assim, ele se sente mais seguro e disposto para colaborar com a quantia restante.   
    4) Permaneça online. A quantia de dinheiro que você poderá arrecadar dependerá de quantos investidores em potencial você consegue atingir e isto está diretamente ligado a sua rede de mídia social. Ter fãs no Facebook, conexões no LinkedIn e seguidores no Twitter podem colaborar muito para atingir diversos investidores.
  
Mas e se o seu modelo de negócios for altamente confidencial e não pode ser compartilhado em uma plataforma de crowdfunding?

Bom, lhe restam algumas opções:
    1) Ir atrás de investidores anjo. Atualmente há diversas comunidades online desse tipo, que promovem o encontro de empresas em estágio inical com invetidores qualificados. 
     2) Programas de incubação/aceleração. Esses programas geralmente oferecem uma quantia limitada de capital, mas lhe dão acesso a grandes investidores que estão ansiosos em investirem em startups.
      3) Procurar firmas de venture capital (VC), empresas que trabalham com capital de risco. Vale lembrar que é interessante buscar uma VC que já investe em empresas do mesmo setor que a sua, assim ela poderá ajudar a empresa a crescer e sentirá mais confiança em investir, uma vez que as VCs estão se tornando cada vez mais seletivas com seus financiamentos devido as atuais condições do mercado.

(Fonte:  Entrepreneur)



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