26 de abril de 2013

Você sabe o que é Inovação Disruptiva?


Imagine a seguinte situação de inovação. Você tenta aperfeiçoar um determinado produto ou serviço buscando melhor qualidade, levando uma nova proposta de valor para produto/serviço/marca. Desta forma, os produtos/serviços desta empresa superam tecnologicamente suas concorrentes. O automóvel exemplifica bem este conceito, pois foi uma inovação revolucionária em relação aos veículos puxados por cavalos. Entretanto, esta inovação agregou muito valor, os veículos automotores eram muito caros e, a princípio, não alterou o mercado de veículos com tração animal, baratos e acessíveis.

Pensemos agora numa outra situação, num outro conceito de inovação. A idéia não é demonstrar que a empresa é melhor por ter mais tecnologia ou por revolucionar o mercado com um produto super avançado. Muito pelo contrário, o produto pode até ser inferior em relação ao modo como o mercado o avalia, entretanto, trás consigo um conjunto de atributos que permitem ao produto ser usado de uma maneira diferente, criando um novo mercado para pessoas que não podiam, não queriam ou não sabiam que iriam adquirir aquele produto/serviço. Esse é o conceito da inovação disruptiva, que proporciona uma ruptura de mercado, por exemplo, oferecendo o produto para pessoas que até então não utilizavam esse produto. Pode ser inicialmente de menor qualidade, mas a um preço mais acessível, apenas com o “básico”, mas que trás maior praticidade. No nosso exemplo do automóvel, a inovação disruptiva foi o modelo de produção em massa idealizado por Henry Ford, que tornou os carros mais baratos e acessíveis.

De acordo com Clayton Christensen, que cunhou o termo inovação disruptiva, este conceito se baseia muito mais na comercialização de um produto/serviço, ao invés da se fundamentar na tecnologia, busca soluções tecnologicamente simples, com menos recursos que os produtos oferecidos a clientes de mercados já estabelecidos, mesmo que muitos deles raramente fossem usados. As inovações disruptivas oferecem um conjunto diferente de atributos válidos para mercados emergentes e de pouca ou nenhuma importância nos mercados estabelecidos.

A indústria de computadores já passou por muitas rupturas de mercado, como a substituição de maiframes por miniconputadores, depois estes foram substituídos por computadores pessoais e agora está ocorrendo de novo com os tablets. Pode-se dizer o mesmo sobre a tecnologia de Cloud Computing. A Gol se utilizou de inovação disruptiva com o modelo low cost, low fare, a Toyota também com o modelo de Gestão Lean e o McDonald’s, que reinventou a forma de se alimentar. Observar tendências e tentar olhar para onde o concorrente não está olhando pode ser uma boa saída.


Assista à entrevista de Clayton Christensen para a Harvard Business:



Você pode aprender mais sobre Inovação Disruptiva através de um curso gratuito oferecido neste canal do You Tube oferecido pelo professor e consultor Eduardo Fagundes:




by: Vinícius D. Kümpel


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