30 de março de 2012

Inovação, a exploração com sucesso de novas idéias

A Inovação vem se intensificando desde que o termo Criação, no seu sentido mais profundo, se tornou algo praticamente impossível. Criar é dar existência a algo nunca visto antes, ao passo em que Inovar é introduzir alguma novidade promissora em algo já existente.
Muitos confundem Inovação com melhoria contínua ou processos semelhantes, porém para que algo seja considerado como tal é necessário causar um impacto no mercado ou na receita da empresa diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo.
"Aqueles que inovam ficam em posição de
 vantagem em relação aos demais."
Existem diversos modelos de Inovação. De maneira geral, podemos classificá-los em: Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação de Modelo de Negócio.
Quando se trata de inovar um produto, precisa-se alterar algo significativo nele que mude drasticamente sua percepção pelo consumidor. Um exemplo bem comum é o automóvel com câmbio automático comparado com câmbio manual.
Inovar um processo não gera necessariamente um impacto no produto final ou no serviço da empresa, mas no modo como é produzido ou feito. Visa aumentar a produtividade e redução de custos. É o exemplo produção robótica em comparação com a produção por operários humanos.
Inovar um modelo de negócios requer mudar a maneira como seu produto ou serviço é oferecido. O grande exemplo que temos hoje são as compras feitas pela internet em comparação com as compras feitas em lojas.
O mercado se transforma com uma velocidade espantosa e exige cada vez mais do espírito empreendedor, portanto entender o conceito de Inovação e aplicá-los na prática é essencial para sobrevivência de qualquer empresa.

(Sugestão de leitura: inventta.net)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...