25 de março de 2012

Empresa considerada mais inovadora do Brasil mostra que vespas podem substituir agrotóxicos

Graduada dentro dos laboratórios da Esalq, fundada a 11 anos, a empresa Bug Agentes Biológicos foi eleita pela revista americana de empreendedorismo, Fast Company, a 33º empresa mais inovadora do mundo. Sendo a 1ª dentre as duas brasileiras presentes nesse ranking.
O Brasil gasta anualmente cerca de 7 bilhões de dólares com pesticidas. Com o controle biológico de pragas pode-se economizar até 40% desse montante, além de ser uma alternativa mais segura.
Cartela de vespas da Bug
Não é a primeira vez que insetos são utilizados no controle de pragas, porém não na escala das lavouras brasileiras. O principal produto da Bug é uma cartela de papelão dividida em 24 células destacáveis. Cada célula contém cerca de 50 mil a 100 mil ovos de vespinhas do gênero Trichogramma que são suficientes pra proteger 1 hectar de plantação. Esses insetos não possuem ferrão e chegam a um milímetro de tamanho, porém são inimigos naturais de pragas como mariposas e borboletas. Os bichinhos agem parasitando os ovos de ambas, impedindo que venham a eclodir as lagartas.
O produto custa entre 14 e 20 reais e já está sendo produzido em escala para atender cerca de 500 mil hectares. Novos empreendimentos da empresa estão por vir, em 2012, para aumentar as áreas de atuação e dobrar a capacidade de produção de insetos.

(Fonte: exame.com)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...