A inovação implica encontrar soluções criativas para as oportunidades que surgem de se fazer algo diferente e melhor, criando vantagens sobre os concorrentes. Peter Drucker identificou sete fontes de oportunidades de inovação a que devemos estar atentos:
1. O inesperado: um sucesso inesperado, um fracasso inesperado ou um evento inesperado podem sinalizar a existência uma oportunidade especial.
1. O inesperado: um sucesso inesperado, um fracasso inesperado ou um evento inesperado podem sinalizar a existência uma oportunidade especial.
2. A incongruência: uma discrepância entre a realidade e o que todos assumem o que pode ser, ou entre o que é e o que deveria ser, pode criar uma oportunidade de inovação.
3. As necessidades do processo: quando é evidente um link fraco num determinado processo, mas as pessoas se acomodam ao invés de fazer alguma coisa, uma oportunidade se torna disponível para a pessoa ou organização que desejar fornecer o link ausente.
4. Mudanças na indústria ou no mercado: a oportunidade para um produto, serviço ou abordagem inovadora ocorre quando as premissas básicas da indústria ou do mercado mudam, como as preferências e gostos dos consumidores.
5. Demografia: mudanças no tamanho da população, na distribuição das faixas etárias, na composição da sociedade e nos níveis de emprego, educação e rendimentos podem criar oportunidades de inovação.
6. Mudanças nas percepções, disposição e crenças: oportunidades de inovação podem surgir quando as crenças, atitudes e percepções da sociedade mudam. Um exemplo atual é a crescente preocupação com a sustentabilidade e com a proteção ao meio ambiente.
7. Novos conhecimentos: avanços no conhecimento científico e não científico podem criar novos produtos e novos serviços.