19 de maio de 2013

Energize seu time: Incentive a inovação

Todos numa empresa precisam se sentir donos de uma ideia, para isso, existem algumas boas práticas de incentivo à inovação entre os funcionários. 

Claro que a remuneração financeira, como bônus e stock options, são elementos importantes no alinhamento dos colaboradores com as metas globais da empresa, mas não são suficientes na criação de um ambiente de criatividade e inovação. Por vezes até, incentivos financeiros muito focados no curto prazo prestam um desserviço à inovação e à saúde da empresa no longo prazo.

Fundamental, então, é a criação de um ambiente positivo, que estimule a geração de novas idéias, sem penalizações por conceitos absurdos. O time, como um todo, deve se sentir co-criador e dono da empresa ou produto, responsável pelo seu sucesso ou fracasso e candidatos a receber a glória pela superação das expectativas no mercado.

Pois então, como fazer isso? Aqui cabe a diferenciação entre o líder e o gerente. O líder estimula a inovação, a criação, trazendo sua visão e incentivando e inspirando seu time, enquanto o gerente tende a mandar fazer de seu jeito, tornando-se assim um inibidor natural à criação. Portando, na próxima reunião dirigida por você,  analise um pouco sua postura: 
  • Criei um ambiente positivo e não ameaçador para novas ideias? 
  • Agi como um líder ou um gerente? 
  • Consegue passar a sensação de que o projeto é de todos e não só meu? 
  • Estimulei, energizei, inspirei aos colaboradores em compartilhar a visão da empresa?
  • Tenho sido um inibidor ou um catalisador da inovação? 
(Fonte:Endeavor)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...