11 de abril de 2012

Como saber se sua ideia é maluca ou genial?

Na última quinta-feira, a Google revelou mais um de seus projetos que prometem mudar a cara do mundo em que vivemos, que se chama "Project Glass" (saiba mais sobre os óculos futurísticos de realidade aumentada). Essa notícia anda gerando muita especulação em torno do que é realmente inovação e ideias palpáveis do que é apenas sonho e ''futuros distantes''.
De acordo com a revista Fast Company, existe uma empresa japonesa trabalhando em um elevador capaz de levar passageiros até o espaço sideral, a uma velocidade de 200km/h. De acordo com os executivos da empresa responsável, o elevador, que utilizará energia magnética, deve ficar pronto em 2050. Maluquice ou inovação? Só o tempo pode dizer. A verdade é que o mundo do empreendedorismo está repleto destas e outras ideias tão ou mais malucas, porém, o destino da maioria delas é serem engavetadas, quando poderiam serem transformadas em produtos originais e lucrativos. Então, eis a grande questão, o que define uma ideia como maluca ou genial?


De acordo com o consultor Kaihan Kripendorff, especia-lista em inovação e colunista da Fast Company, existe um método bastante eficiente para fazer esta distinção. Este método possibilitaria estabelecer quais ideias valem realmente a pena, antes mesmo de partir para as pesquisas de mercado e prototipagem.
Seguindo este método, é necessário avaliar duas variáveis: viabilidade e impacto. Para medir o impacto de uma ideia, você deve se imaginar em posse de uma "varinha mágica", capaz de concretizar qualquer uma de suas ideias em questão de segundos. Reúna, então, todas as ideias apresentadas por seus sócios e funcionários, respondendo às seguintes questões. Qual dessas ideias teria mais impacto sobre os lucros da empresa? Qual delas ajudaria o negócio a crescer? Com base em suas respostas, classifique as ideias em alto, médio e baixo impacto.
O próximo critério é viabilidade, que nada mais é do que avaliar o grau de dificuldade de por em prática a ideia em questão. Quanto custa tirar a ideia do papel? Com que rapidez isto pode ser feito? Sua empresa tem capacidade e conhecimento para implementá-la? Qual a complexidade da sua execução? Com base nesses critérios, classifique suas ideias em alta, média e baixa viabilidade. Juntando as duas avaliações, será possível classificar em quatro tipos de ideias:
Vencedoras - Possuem alto impacto e alta viabilidade. Coloque esses projetos no mercado imediatamente.
Corretas - São fáceis de executar, mas que não terão alto impacto sobre a situação da empresa (podem ser referentes à mudança no modo de operação da mesma). Devem ser colocadas em práticas, porém não devem ser prioridade.
Nocivas - Baixo impacto, baixa viabilidade. Jogue-as fora imediatamente, não desperdice recursos.
Malucas - Possuem baixa viabilidade, porém alto impacto nos lucros e crescimento da empresa (caso dos elevadores para o espaço sideral). A maioria dos empreendedores tendem a descartar estas ideias pois as consideram perda de tempo e recursos, já os mais ousados decidem investir nestes projetos para torná-los realidade. Estes empreendedores, descobriram que a verdadeira fórmula da inovação está em transformar ideias "malucas" em ideias "vencedoras".

(Fonte: Revista Fast Company)
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Confira o vídeo do "Project Glass" da Google e deixe sua opinião: maluca ou vencedora?



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