4 de maio de 2011

Por que gerenciar o” P” em P&D é tão diferente que o “D”


Parece muito óbvio, mas no cotidiano de uma empresa isso nem sempre é tão claro: a Pesquisa deve ser gerenciada diferentemente do Desenvolvimento. Embora seja normal mencionar Pesquisa&Desenvolvimento  conjuntamente, eles são claramente bem diferentes em suas naturezas.
 
 
Lógico, no final eles fazem parte do mesmo funil de inovação, mas seus objetivos e características são bem distintos. Pesquisa normalmente tem como objetivo a investigação, enquanto o desenvolvimento tem a exploração da tecnologia como objetivo. E diferentes objetivos demandam diferentes:

 
• Recursos Humanos;
• Gestão Financeira e de Riscos;
• Financiamento;
• Responsabilidades; e
• Localizações.
 
Primeiramente, você precisará de pessoas com diferentes habilidades e diferentes mentalidades. Enquanto que em Pesquisa você precisará de pesquisadores, em desenvolvimento você precisará de gerentes de projeto e staff com conhecimentos de negócios para serem capazes de comercializar a inovação (tudo bem óbvio, certo?)
 
No caso de risco, por favor, esqueça o cálculo do ROI e do EBITDA das ideias em seus estágios mais preliminares. Se você quiser matar a pesquisa de uma nova ideia, repasse-a ao seu departamento financeiro. Assim como um gerente global de P&D da DuPont uma vez me disse: tenha certeza que seus pesquisadores podem explicar por quê seus projetos fazem sentido para os negócios, e é o suficiente. Riscos em pesquisa são altamente relacionados aos “desconhecidos”, os quais devem ser eliminados um por um. Novamente, ao contrário, o seu gerente de projeto necessita te proporcionar uma visão clara em finanças e em riscos, especialmente quando as ideias ficam próximas da comercialização. Riscos são relacionados à aceitação do mercado e à viabilidade técnica e deveriam ser diminuídos ao máximo por meio de testes, entre outros, com clientes.
 
As questões acima são razoavelmente bem conhecidas pelas empresas inovadoras, os financiamentos e as responsabilidades ainda apresentam problemas. Muito frequentemente, ouço gerentes de P&D reclamarem que as Unidades de Negócio não querem financiar ou alocar staff para projetos de Pesquisa. Mas tudo isso faz sentido... Gerentes de Unidades de Negócio podem até estar interessados em seus projetos de Pesquisa, mas certamente não querem se envolver tanto. Projetos de Pesquisa geram resultados a partir de três, cinco, dez anos e o gerente da unidade de negócio está preocupado com os resultados do próximo trimestre, do próximo ano ou, no máximo, dos próximos dois anos. Envolva-o, mas não espere dinheiro ou pessoas. Estes devem vir da corporação, que deve se responsabilizar pelo gerenciamento, enquanto o Desenvolvimento deveria ser gerenciado pela Unidade de Negócio que irá lucrar, ou pelo menos contar com intensa participação da mesma.
 
Finalmente, mas não a última, é a questão de onde alocar as instalações de seu P&D. Geralmente, empresas querem manter tais instalações perto daquelas atuais de modo que o foco do negócio seja mantido. Entretanto, a não ser que você esteja olhando somente para ideias incrementais, esta não é a coisa certa a se fazer. A Pesquisa deveria estar próxima de onde as competências e os clientes estão, e não próximas das operações. Ao colocar a Pesquisa perto das operações, seriam dadas oportunidades ao pessoal das operações para pedir por ajuda aos pesquisadores. Isso tirará a atenção dos pesquisadores. Eles precisam estar próximos de centros de excelência, do “limite” do conhecimento e da pesquisa para assim colaborar e formar parcerias com os melhores. Para o Desenvolvimento, é claro, faz sentido estar próximos das operações e /ou dos clientes. Eles precisam refinar a inovação pela demanda e pela produção.
Não subestime o impacto de não utilizar as melhores práticas em sua empresa. Especialmente a Pesquisa sofrerá muito com isso.
Twitter: @casparrijn



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