18 de abril de 2011

Incubar é o melhor caminho?


segunda-feira, 18 de abril de 2011, 10:35

Outro dia, conheci um consultor de inovação tecnológica que apresentou seu projeto para incubar a empresa aqui na incubadora. O rapaz perguntava insistentemente na minha frente para a vice-diretora quais as reais vantagens de ter a empresa dele incubada. Ela respondia aquelas frases de praxe que somos acostumados a ver por aí, mas ele queria algo que o fizesse acreditar que estava no caminho certo.
Quando temos uma idéia inovadora ou um projeto inovador é muito difícil saber se estamos no caminho certo. E será que incubar é o melhor caminho?
Claro que cada caso é um caso, mas muitas vezes incubar faz uma grande diferença para um projeto inovador.
Quando você submete seu projeto ou idéia a uma incubadora e ela é aprovada, você já percorreu metade do caminho. Os consultores de uma incubadora estão acostumados a lidar com projetos diariamente e, se eles aprovaram seu projeto,  existe uma grande possibilidade que sua idéia se encaixa em um nicho de mercado que está deficitário e precisa de inovação.
Outra vantagem é que agências de fomento aprovam mais projetos de empresas que estão incubadas. Claro que isso não é uma regra, mas já estar incubado é como se sua empresa tivesse um selinho que indica que você terá um suporte melhor para administrar o dinheiro que lhe foi confiado, pois  este é um dos grandes problemas de financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis (mas isso é assunto para outra coluna).
Outra grande vantagem da incubação é que se você era um pesquisador ou só uma pessoa com idéias novas, agora você passa a ser um empreendedor e sua empresa não pode parar só em um produto inovador. Estar dentro de uma incubadora te ajuda a ter um melhor contato com equipes voltadas a inovação e, consequentemente, trazer ideias e projetos para sua empresa, e assim montar a sua equipe.
Existem ótimas incubadoras de inovação no Brasil que tiveram vários produtos e pesquisas lançadas, e se você está como aquele meu amigo ali de cima em dúvida, não tenha medo. Tenho certeza que existem mais vantagens do que desvantagens.
E você? Tem alguma história envolvendo incubação para contar? :)
Juliana Toledo é empreendedora junto com sua mãe e busca inovação para o setor de laticínios. Twitter: @jujubatoledo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...