16 de março de 2011

Agência de Inovação lança Desafio Unicamp 2011

Véronique Hourcade
Edição das imagens: RTV Unicamp
[16/3/2011] A Agência de Inovação Inova Unicamp lança uma competição de modelos de negócios a serem elaborados a partir de tecnologias desenvolvidas na Universidade (patentes e softwares). Trata-se do Desafio Unicamp 2011 de inovação tecnológica que tem como objetivo o estímulo ao empreendedorismo por meio da criação de novos negócios de base tecnológica.

VÍDEOS
Roberto Lotufo
Vinheta



O Desafio é aberto para universitários – da graduação e pós-graduação – da Unicamp e de outras instituições, e também para empresas que tenham interesse em conhecer as tecnologias desenvolvidas na Universidade e desenvolver novos negócios a partir destas tecnologias. As inscrições são por equipes de três a cinco participantes.

As equipes com no mínimo 50% dos integrantes com vínculo universitário podem ser inseridas no Segmento Acadêmico, que tem isenção na taxa de inscrição. Equipes do Segmento Corporativo pagam taxa de inscrição por participante e o valor varia conforme o tipo de empresa: pequena ou média/grande. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente no site.

O Desafio será realizado entre os meses de abril e junho. Os participantes terão inscrição automática e gratuita no Workshop Modelo de Negócios (Business Model Canvas) e Metodologia Lean start-ups, que será realizado nos dia 9 e 16 de abril na Unicamp e é baseado no trabalho do professor Steve Blank da Universidade de Stanford. Além disso, as equipes contarão com o suporte de mentores e com outras atividades como palestras oferecidas para networking, como subsídio para a montagem do modelo de negócios.

“Estamos muito empolgados com este Desafio, que é uma iniciativa totalmente inédita para nós e vem ao encontro da nossa proposta de estímulo e fortalecimento ao empreendedorismo de base tecnológica”, comenta o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo. “A atividade empreendedora tem uma característica forte de trabalho em rede e para o Desafio atraímos a importante participação de parceiros, principalmente para a parte de mentoria, além da parte técnica, como o acesso a uma plataforma web na qual serão realizadas as atividades de desenvolvimento do modelo”, ressalta Lotufo.

Para criar o modelo de negócios, o grupo, inicialmente, escolhe uma tecnologia desenvolvida na Unicamp e a partir dela, inicia todas as etapas para a construção do documento. Ao final, um comitê de avaliação vai selecionar seis finalistas que irão fazer uma apresentação oral do plano, no dia 19 de julho, e, em seguida, será anunciado o vencedor, um grupo por segmento, na cerimônia de premiação. “Para o Desafio, selecionamos 28 tecnologias de diferentes áreas. Foram abrangidas as áreas de: Energia, Alimentos, Saúde, Biotecnologia, Química, Física/Tecnologia da Informação e Nanotecnologia. No entanto, essa é uma pré-seleção de tecnologias que sugerimos pelo caráter inovador que possuem. Nada impede que os grupos acessem o banco de patentes ou o banco de software da Unicamp, disponíveis no site da Inova, e optem por outra tecnologia”, explica Patricia Magalhães de Toledo, diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova. As tecnologias sugeridas pela Inova estão disponíveis para consulta no site do evento.

O Desafio Unicamp 2011 de inovação tecnológica é uma iniciativa da Inova Unicamp, que conta com financiamento do CNPq e apoio de diversas instituições como os patrocinadores Allagi, EDTi, Instituto Eldorado e Inventta e os apoiadores: Campinas Startups, CIESP Campinas, Gênese, Inova Ventures Participações, Núcleo de Empresas Juniores da Unicamp, Softex Núcleo Campinas e Unicamp Ventures.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...