8 de abril de 2012

Ser ambientalmente correto já é uma vantagem de mercado para micro e pequenas empresas

Consumidores, empresas e órgãos governamentais estão cada vez mais próximos de um consenso: ser sustentável faz a diferença. O que há pouco tempo não parecia relevante, hoje apresenta bons resultados financeiros, sobretudo para as micro e pequenas empresas. Aos poucos, os brasileiros vêm apresentando preferência por bens e serviços que não agrediram a natureza durante sua produção e que possam gerar benefícios à comunidade. A iniciativa pública também fomenta ações ambientalmente corretas, prova disso é o projeto da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo que insere critérios socioambientais nas aquisições do governo.
De acordo com Denize Cavaltanti, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), nas próprias licitações há uma série de obrigações estabelecidas para as empresas, como coleta seletiva, reúso de água e economia de energia.

Em 2005, o Governo do Estado de São Paulo instituiu o Selo Socioambiental, a fim de implementar políticas e ações baseadas em diretrizes de desenvolvimento sustentável. Essas iniciativas comprovam que há espaço para o desenvolvimento de uma 'economia verde' e que há vantagens que empresas com programas socioambientais podem ter na disputa de mercado.
A Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) do governo paulista tem como objetivo a negociação de bens e serviços adquiridos pela administração pública, fomentando a competitividade e oferecendo condições de igualdade para as empresas interessadas em ofertas produtos e serviços. Além disso, o programa também exige o Selo Socioambiental para centenas de itens que são negociados pelo governo. E em um universo de 30 mil fornecedores registrados, oferecer produtos e serviços que respeitam o meio ambiente pode ser vantajoso.
"Para as empresas, o benefício é se inserir na cadeia socioambiental com uma demanda de mercado muito clara", diz Fabíola Zerbini, secretária executiva do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil). As certificações são uma forma de incrementar a competitividade entre as micro e pequenas empresas, além de proporcionar maior capilaridade no mercado devido aos novos hábitos dos consumidores.
Está claro que há um grande mercado a ser explorado e ponto crucial é a conscientização do consumidor. Portanto, as iniciativas público e privada precisam continuar trabalhando em conjunto para estabelecer a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais do consumo.



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